sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Competição de SUP Sprint, oficina de SUP, Rústica e Caminhada Orientada movimentam o Lago Tarumã

O domingo amanheceu diferente para os moradores do entorno do Lago Tarumã. Um grande número de pessoas veio prestigiar o evento “Colorindo o Lago Tarumã”, uma promoção do Conselho Municipal de Desportos – Pasta Esportes Aquáticos, da Secretaria de Cultura e Esportes, da Prefeitura de Viamão. Durante a manhã, atletas e amadores participaram da 1º Rústica Volta do Lago Tarumã, com um percurso de seis quilômetros, totalizando quatro voltas em torno do lago. Em seguida, foi a vez da Caminhada Orientada pelo professor Jefferson Oliveira, num percurso de quatro quilômetros e meio, totalizando três voltas em torno do lago.

Simultaneamente, a Nalu Surfboards abriu o lago para remadas e iniciou a oficina de Stand Up Paddle (SUP). Praticantes do esporte e amadores puderam remar nas águas espelhadas do Lago Tarumã, sob a vigilância de uma equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. Uma equipe de socorristas da Secretaria da Saúde também esteve acompanhando a rústica e a caminhada.

À tarde, foi a vez da competição de SUP Sprint - o 1º Nalu Surfboards SUP Friends, com 350 metros de raia. O evento teve a participação de 24 atletas de Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Maceio e Viamão. A competição foi no sistema de confronto eliminatórios de duplas até a final, o destaque na categoria feminina ficou com as portoalegrenses Gabriela Vera e Luciane Pons, claro que não poderiamos de deixar de destacar a jovem competitora de Viamão Gabriela Rosa de 14 anos que foi para a grande final. Já no masculino os destaques foram Eduardo Sant Anna de Guaíba, Fábio Di Leone e Paulo Buch de Viamão e o alagona João Vilela,

Na final feminina foi disputada com 5 atletas, a grande campeã foi Gabriela Vera que venceu apertado de Luciane Pons, na terceira colocação ficou Tayele Fernandes e na quarta e quinta colocações ficaram as viamonenses, Elisiane Machado e a novata Gabriela Rosa.

Já na final masculina que teve a bateria final 6 atletas, tivemos uma queda na largada onde 3 atletas se envolveram e com isto Eduardo Sant Anna e Fábio Di Leone dispararam em busca do título que foi definida no contorno da boia, onde Eduardo conseguiu sair com uma prancha de vantagem de Fábio e manteve até o final, na terceira colocação chegou outro viamonense Paulo Buch e na quarta colocação o alagoano João Vilela, quinta e sexta colocações os viamonense Mauricio Guimarães e Lucas Di Leone. 

A competição teve o patrocínio da Nalu Surfboards Pranchas de Surf, apoio de ABEP, Corsan, Turkey Surf Shop, Pixel Multimídia, Geen Ball, PL30, Vidativa Academia, Magis Incorporação, Spadoni Imóveis, Xis da Matriz, Agafarma, CREF2/RS e Fluir Stand Up. 

O evento também contou com uma rústica e caminha da orientada em torno do lago e contou com a participação da Viamama, grupo de apoio e prevenção ao câncer de mama e do Grupo de Escoteiros, que fizeram o recolhimento de lixo no entorno do Lago.

O prefeito, Valdir Bonatto, prestigiou o evento e ficou muito contente com o que viu. “Este local é belíssimo e é muito bom ver a comunidade organizada,  utilizando e cuidando deste espaço. Somos parceiros de iniciativas privadas, ONGs e comunidade, que fomentem o esporte e a preservação ambiental em espaços públicos. Estamos urbanizando o entorno do lago para que ele se torne um local de convivência e para a prática do esporte. Em conjunto com a comunidade, já pavimentamos um perímetro e implantamos lixeiras no entorno. Solicitamos às pessoas que utilizem o espaço, que também se preocupe em preservá-lo, colocando o lixo gerado num local próprio”, ressalta. A ideia de Bonatto é que seja feito um evento esportivo por mês, na região.

Para o empresário Fábio Di Leone, da Nalu Surf Boards, fabricante de pranchas de surf e stand up padlle, o lago é um ótimo local para a prática do esporte. “Aqui a água é limpa e sem forte correnteza. Diferente das águas do Guaíba, onde também levamos as pranchas para a prática do esporte”, ressalta Di Leone. O empresário diz que iniciou a prática do esporte no Lago Tarumã no início deste ano e se apaixonou pelo local. Di Leone conta que foi taxado de ‘louco’ por algumas pessoas, mas que a maioria o via com bons olhos. “Trago algumas pranchas todos os sábados pela manhã para quem quiser me acompanhar.”

Os moradores do entorno também apoiaram a iniciativa. Para Ronaldo Machado, residente na região há nove anos, é a primeira vez que participa de uma atividade junto ao lago. “Essa área é belíssima e quero participar de mais eventos esportivos aqui.” Machado é integrante da equipe de remo máster do Grêmio Náutico União e sonha um dia remar skiff no lago. Seu filho, Thierry Machado, cinco anos, que já passeou de canoa nas águas do Guaíba e agora experimentou o passeio numa prancha de SUP: “Foi demais”, expressou o pequeno ao descer da prancha.

1º Nalu Surfboards SUP Friends, feminino
Campeão: Gabriela Fernandes Vera – Porto Alegre.
2º Lugar: Luciane Pons Di Leone – Porto Alegre.
3º Lugar: Tayele Fernandes – Porto Alegre.
4º Lugar: Elisiane Machado – Viamão
5º Lugar: Gabriela Rosa – Viamão

1º Nalu Surfboards SUP Friends, masculino
Campeão: Eduardo Sant Anna Cezar – Guaíba
2º Lugar: Fábio Di Leone – Viamão
3º Lugar: Pilaterapia Marilia E Paulinho – Viamão
4º Lugar: João Alexandro Vilela – Maceió
5º Lugar: Mauricio Guimarães – Viamão
6º Lugar: Lucas Fernandes Di Leone – Viamão

Resultado da Rústica Volta do Lago Tarumã
Classificação Geral Masculino
1 – Rodrigo Cardoso – Guaíba
2 – Álvaro Ribeiro
3 – Michael Paul
4 – Antônio Kepler

Classificação até 18 anos
1 – José Paulo
2 – Vinicius Camargo
3 – Leonardo Pereira
4 – Lucas Di Leone

Classificação 19 anos até 35 anos
1 – Rodrigo Cardoso
2 – Michael Paul
3 – Jean Rodrigo
4 – Everton Andrade

Classificação 36 anos até 55 anos
1 – Alvaro Ribeiro
2 – Antonio Kepler
3 – Sergio Kumpser
4 – Lanes Fernando

Classificação Acima de 55 anos
1 – José Paulo
2 – Ubirajara Maciel
3 – Celso Vieira

Classificação Geral Feminino
1 – Jucenir Pereira
2 – Elisiane Maria
3 – Ana Paula Reis
4 – Maria Lucia Oliveira

Classificação 19 anos até 35 anos
1 – Ana Paula Reis
2 – Leticia Miqueis
3 – Ana Paula Ribeiro
4 – Aline Monbac

Classificação 36 anos até 55 anos
1 – Jucenir Pereira
2 – Elisiane Machado
3 – Francisca Pereira
4 – Sandra Dias

Classificação Acima de 55 anos
1 – Maria Lucia Oliveira
2 – Maria Angélica Ribeiro
3 – Neiva de Camiles

0 comentários: